Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS: A PERCEPÇÃO DOS ENVOLVIDOS
Gilson Rogério Marcomini

Última alteração: 2016-01-18

Resumo


Com todas as mudanças ocorridas nos últimos anos, a escola também teve que passar por mudanças. O modo de gerir a escola de forma participativa foi incorporado ao sistema educacional público através da Constituição Federal de 1988 e, dessa maneira, a tomada de decisões é feito por toda a comunidade escolar, que precisa participar desse processo e decidir a melhor forma de gerenciar a escola, seja nos aspectos administrativos, financeiros, pedagógicos, estruturais, etc. Desse modo, esse artigo se propõe a analisar se realmente está ocorrendo a gestão democrática em escolas públicas de ensino fundamental, e se a gestão democrática realmente ocorre, bem como acontece a percepção dos professores, funcionários, pais e alunos nesse processo. Foi aplicado um questionário aberto, com cinco questões, que abordavam os principais assuntos voltados para a gestão democrática das escolas e a percepção desses atores nesse contexto.


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