Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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Direitos Humanos no ambiente escolar: a instituição de ensino como espaço de formação crítica e cidadã.
Gyovanna Lemos, Grazielle Nayara Felício Silva

Última alteração: 2016-01-18

Resumo


A educação, em uma perspectiva de formação de uma cultura em Direitos Humanos, é um dos caminhos para a transformação social, uma vez que cotidianamente são reproduzidos estereótipos em relação ao papel deste. Desta forma, partindo do pressuposto de que romper com estes estereótipos é um grande desafio no Brasil, o projeto de extensão Concretude: Direitos Humanos, Capivari e o IFSP é desenvolvido com os objetivos de formar cidadãos com senso crítico afim de dialogar sobre questões sociais, formalizando a escola como espaço de socialização da cultura e tolerância à diversidade e, além disso, desenvolver ações participativas coletivas. Além disso, entende-se que é de fundamental importância promover a educação em Direitos Humanos, enquanto instrumento necessário para conhecimento e importância na garantia dos próprios direitos dentro da escola. Dessa forma, a escola deve ser vista como espaço de troca, de experiência, e enquanto instituição ética, o principal espaço de formação pessoal.


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