Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Confrontação entre a Percepção de Estudantes e o Conceito Preliminar de Cursos: Um Estudo de Caso no CEFET/RJ
Rômulo Mendes Figueiredo, Rogerio Atem de Carvalho

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


O objetivo deste trabalho consiste em comparar o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) com a percepção de estudantes dos cursos de graduação ministrados no CEFET/RJ para verificar se existe correlação ou coerência entre essas medidas. Este, estudo de caráter descritivo, realizado por meio de um estudo de caso ex post facto, fez uso da abordagem quantitativa para testar a hipótese: há correlação entre a percepção do governo e a do estudante. Foram utilizadas amostras representativas de estudantes dos cursos de graduação na modalidade presencial para fornecer um grau de evidência quanto às suas opiniões. Os dados utilizados para mensurar a percepção são provenientes da pesquisa previamente realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Instituição nos anos de 2009, 2010 e 2011. Não foi encontrada correlação entre ambas as percepções, ou seja, o aumento na qualidade percebida internamente não refletiu em melhora nos índices de qualidade do MEC.

Texto completo: PDF