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Evasão escolar na Educação Profissional: quando a escola legitima a exclusão
Última alteração: 2015-12-18
Resumo
Esse trabalho é oriundo de dissertação de mestrado que buscou analisar causas de evasão escolar em uma instituição de Educação Profissional. O recorte aqui realizado teve por objetivo destacar a atuação da escola no processo de abandono, promovendo reflexões que permitem entender como instituições de ensino voltadas à inserção no mercado de trabalho dificultam a permanência dos estudantes e legitimam a exclusão. A investigação assumiu a forma de um estudo de caso e envolveu pesquisa documental e de campo. No que diz respeito à abordagem, o estudo foi do tipo qualitativo e empregou a estratégia da análise de conteúdo para o tratamento do material, coletado por intermédio de entrevistas semiabertas. Os resultados da pesquisa evidenciaram os seguintes fatores escolares vinculados à evasão: critérios de avaliação inflexíveis, método pedagógico pouco dinâmico, professores pouco incentivadores e ausência de flexibilidade de horários.
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