Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

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A interdisciplinaridade como ferramenta didático-prática: estudo de caso na formação inicial no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Michele Cristiani Barion, Daiane Mastrangelo Tomazetti

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


A matriz curricular do primeiro semestre do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas integra disciplinas que fornecem a base lógica matemática necessária para as demais disciplinas do curso que irão definir as competências do profissional na área de sistemas de informação. Neste contexto objetou-se o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas “Algoritmos e Programação” e “Linguagem de Programação I” que, além da proposta da implementação de um problema real através dos conhecimentos técnicos abordados nas disciplinas, também houve a contribuição em preparar estudantes/profissionais quanto à habilidade interpessoal para chegar ao projeto final. Este trabalho foi aplicado em três turmas, sendo que em cada semestre apresentou-se um novo estudo de caso. De acordo com o feedback apresentado pelos alunos, o resultado do projeto interdisciplinar foi satisfatório, seja na associação ou na troca de conceitos técnicos entre o grupo e as disciplinas envolvidas.


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