Última alteração: 2015-12-18
Resumo
A motivação tem sido foco de inúmeros estudos da área de ensino-aprendizagem de língua estrangeira (LE), que a têm entendido em função das inúmeras influências – cognitivas, emocionais, sociais, culturais – que ela exerce sobre o processo de aprendizagem de uma LE. Apresentamos, neste relato de experiência, o modo como procuramos explorar estratégias de mobilização e participação de estudantes na exploração de conteúdos da disciplina Língua Inglesa (LI). Descrevemos uma atividade desenvolvida na disciplina LI com uma classe de 1º ano do curso de Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Procuramos, por meio dessa atividade, incitar a motivação dos alunos para a aprendizagem da LI e mobilizá-los para/na aprendizagem do idioma. Nela, os alunos puderam perceber que aprender uma língua vai muito além da realização de atividades rotinizadas, pautadas na abordagem tradicional de ensino de línguas, a qual privilegia a memorização de vocabulário, a tradução, e o domínio de regras gramaticais.