Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Proposta de uma sequência didática em um curso de Licenciatura: História da Ciência, o caso de Robert Hooke (1635-1703) e a análise de materiais didáticos
Emerson Barão Rodrigues Soldado, Maria Helena Roxo Beltran

Última alteração: 2016-01-18

Resumo


A História da Ciência vem ocupando um papel cada vez mais significativo no âmbito educacional, tanto no ensino básico como no superior. É apontada como uma importante ferramenta para a aprendizagem de diversos conceitos e para a construção de uma visão de que a Ciência é um produto cultural humano. Entretanto, diversos autores vem apontando uma carência de materiais didáticos de qualidade e deficiência na formação inicial de professores. Diante disso, o presente trabalho teve o intuito de abordar a temática da História da Ciência já no primeiro semestre, de forma contextualizada e integrada na disciplina Fundamentos de Biologia. Com a sequência didática apresentada, os estudantes puderam confrontar suas concepções iniciais de História da Ciência, sobretudo no caso de Robert Hooke, e (re)construirem uma concepção diferente desse campo do conhecimento.

Palavras chave: História da Ciência, Robert Hooke, Material Didático.


Texto completo: PDF