Anais do CONEPT, v. 1 (2015): I Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
O Cinema como instrumento para ensinar: o papel da interação na formação continuada de professores de língua estrangeira
Viviane Cristina Garcia de Stefani

Última alteração: 2015-12-18

Resumo


Nosso estudo objetiva analisar resultados de um curso de formação continuada para professores de língua estrangeira da rede pública, visando prepara-los para utilizar o cinema como recurso didático. Partimos dos pressupostos de que ensinar língua estrangeira por meio do cinema motiva o aprendente, auxilia no desenvolvimento de habilidades comunicativas e estimula o aprendizado autônomo. Foi oferecido aporte teórico para que os professores preparassem atividades com conteúdo fílmico, além de oportunidades de troca de experiências, de forma que todas as atividades preparadas fossem compartilhadas pelo grupo antes de serem aplicadas em sala de aula. Os dados obtidos foram analisados à luz da Teoria da Atividade, que reconhece que somos fonte do saber e podemos agir de forma colaborativa para ampliar a construção de sentidos. Resultados indicam que a interação promovida entre os participantes foi importante na resolução de problemas, contribuindo para sua formação continuada, bem como para o ensino significativo de língua estrangeira.

Texto completo: PDF