Anais do CONEPT, v. 2 (2016): II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Modelagem de problemas por meio de sistemas de equações lineares e programação linear
Marcelo Simplício Lyra, Juscelino Pereira de Souza, Flávio de Ligório Silva, Carlos Adriano da Costa Gomes

Última alteração: 2016-09-23

Resumo


Neste artigo apresentamos uma proposta de introdução da programação linear no ensino médio considerando os métodos de ensino, perfil do estudante e profissional do professor bem como a flexibilização do currículo escolar. Neste contexto da programação linear envolve problemas de duas variáveis, uma vez que problemas com mais variáveis podem não se adequar ao currículo do ensino médio, em especial pelo fator tempo. A proposta está centrada na resolução de problemas de programação linear a partir de um desenvolvimento que alia a perspectiva gráfica e algébrica, em que as soluções do problema são obtidas por meio da resolução de vários sistemas de equações lineares de forma gráfica, mediante uso do Geogebra.