Última alteração: 2015-12-18
Resumo
As pesquisas em Ensino de Física apontam de forma quase consensual a necessidade de abordar conteúdos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma atividade didática sobre O Paradoxo dos Gêmeos abordando o conceito de tempo a partir de uma perspectiva cultural e buscando apresentar as relações entre ciências, dança contemporânea, música eletroacústica e tecnologias audiovisuais. A proposta que faz parte de uma Pesquisa de Mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação na área de Ensino, Filosofia e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC, é apresentada utilizando a videodança e o ambiente virtual de aprendizagem (AVA)-Moodle com objetivo de refletir sobre as diferentes manifestações das linguagens artísticas e os conteúdos de Física Moderna e traçar as relações entre Artes e Ciências mediatizadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para motivar e facilitar a aprendizagem do Paradoxo dos Gêmeos.